Nosso Colégio / Tour Virtual
Laboratórios de Física

Instalado em uma área de aproximadamente 60 metros quadrados, o laboratório de Física da Faculdade de Telêmaco Borba desenvolve um programa de física experimental relacionado com os tópicos discutidos em aulas teóricas. Assim, os alunos verificam, na prática, as principais leis da Física.

Além disso, os acadêmicos aprendem a utilizar vários instrumentos de medida, conhecendo métodos de aquisição, análise e tratamento de dados, requisitos necessários para a formação na área de tecnologia.

O Laboratório tem o objetivo de fazer com que os alunos apliquem o método cientifico às diferentes situações, combinando o raciocínio dedutivo e os dados da experiência – através da operacionalização dos instrumentos de pesquisa – podendo explicar os fenômenos das leis da física, ao invés de apenas descrevê-los.

Estão disponíveis no laboratório os seguintes equipamentos

- 3 (três) conjuntos completos de experimentos do tipo colchão de ar linear (Fotografias 2 e 3), para realização de práticas sobre movimentos unidimensionais, dinâmica da partícula, colisões, além de adaptações para movimento harmônico simples, conservação de energia e equilíbrio de um ponto. Fazem parte do equipamento as unidades de fluxo de ar, os cronômetros de quatro intervalos, chaves de ejeção do carro e haste vertical com régua para práticas de queda livre.

- Equipamentos para práticas sobre transferência de calor, consistindo em seis calorímetros alternativos, montados com latas de alumínio e copos de isopor, aquecedor elétrico e recipiente metálico.

- Quatro monitores de vídeo para computadores antigos, a serem utilizados para práticas envolvendo movimento de cargas elétricas, relação carga/massa do elétron, interação do feixe de elétrons com o campo magnético e introdução aos princípios da Física Quântica.

- Colchão de ar linear 1300 mm - Master.

- Conjunto destinado ao estudo dos principais fundamentos da mecânica e suas leis: velocidade; movimento retilíneo uniforme; massa e aceleração; movimento retilíneo uniformemente acelerado (aceleração positiva e aceleração negativa); conservação da energia; condições de equilíbrio numa rampa; impulsão; quantidade de movimento; conservação da quantidade de movimento linear; colisões elásticas e inelásticas etc. Permite up-grade posterior para conversão em sistema assistido por computador.