Nosso Colégio / Tour Virtual
Brinquedoteca

Entrar no universo das crianças é fundamental para quem pesquisa a Educação Infantil. Essa é a prerrogativa de um projeto inovador implantado em nosso município.

No mês de agosto, a Faculdade de Telêmaco Borba – Fateb - em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura, iniciou as atividades da Oficina de Brinquedo: Brinquedoteca. O projeto visa aproximar educadores, ou os futuros educadores, da realidade dos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI (que atende crianças de 0 a 6 anos), promovendo uma formação continuada dos profissionais que atuam no atendimento das crianças.

O trabalho é efetuado junto às educadoras e às crianças, envolvendo respectivamente a orientação e discussão de temas que possam contribuir para o trabalho das professoras. Os encontros entre os envolvidos no projeto acontecem nos CEMEI’s e na própria sede da Brinquedoteca, uma sala ampla no primeiro piso da Fateb, equipada com vários brinquedos – muitos feitos de material reciclável – e uma decoração que remete ao universo infantil.

No dia 12 de setembro de 2005 aconteceu a primeira visita das crianças, alunos da Escola Municipal Samuel Klabin, à Oficina de Brinquedo: Brinquedoteca. Desde então, as visitas têm acontecido todas as sextas-feiras, das 13 às 17 horas.

Logo após as visitas, as estagiárias fazem discussões sobre o que foi observado no decorrer das atividades – uma análise entre as interações das crianças com brinquedos, brincadeiras, educadoras e estagiárias.

O projeto da “Oficina de Brinquedos: Brinquedoteca”, que tem o intuito de estimular a produção científica sobre o brincar e a educação, estabelecendo um vínculo entre a teoria e a prática pedagógica e oferecendo serviços de extensão e pesquisa, é coordenado pela professora Margarete Munhoz.