Pré-Vestibular / Glossário de Profissões
Artes e Design!
ARQUITETURA E URBANISMO
Depois de passar por um período próspero, em que a construção civil caminhou de maneira acelerada, o país vê o mercado andar um pouco mais devagar. Com isso, os profissionais envolvidos no setor, entre eles o arquiteto, precisam de mais competência para se manter na ativa. Além de atuar na elaboração e construção de empreendimentos, o arquiteto tem campo aberto nas etapas finais de uma obra, como a decoração de interiores. O início e a conclusão dos empreendimentos representam possibilidades diversas para o arquiteto. Estima-se que 40% das construções tenham um profissional desse perfil para cuidar do acabamento, que vai desde a escolha dos revestimentos até a seleção de objetos de decoração. Tudo para atrair o interesse de compradores. "Trata-se de um trabalho importante porque as pessoas buscam cada vez mais locais agradáveis", diz a arquiteta Alice Martins, sócia do escritório Alice Martins e Flavio Butti, especializado em design de interiores, de São Paulo. O estudante que se interessar por essa área precisa ter disposição para enfrentar reuniões com clientes ou fornecedores e para bater perna atrás das novidades do mercado. Outras características indispensáveis são criatividade, organização e habilidade para desenhar. Entre suas funções está a de determinar quais materiais serão usados nas obras, levando em consideração o uso do imóvel. Em parceria com o engenheiro civil, o arquiteto acompanha o andamento de construções e gerencia custos e mão de obra. Na área de urbanismo, o profissional de arquitetura atua na orientação do crescimento de cidades e em projetos de saneamento.
ARTES
Esse bacharel possui uma formação ampla na área de artes. Ao longo do curso, o aluno tem contato com as diversas manifestações artísticas, como música, dança, literatura, pintura, escultura, animação, fotografia ou cinema, agregando conhecimento para ser um profissional da arte, habilitado para trabalhar em qualquer ramo do setor. Pode atuar em centros culturais, galerias, museus, conservatórios, escolas de arte, exposições, empresas de espetáculos, entre outros.
DANÇA
É a sequência de movimentos corporais, executados de maneira rítmica e ao som de música, com a finalidade de narrar uma história ou expressar uma ideia ou emoção. O bacharel em Dança monta e dirige espetáculos musicais para teatro, cinema ou TV.Também atua como bailarino, fazendo parte de um corpo de baile, e está apto a lecionarem escolas públicas ou particulares – na disciplina de Artes –, faculdades, universidade se cursos livres. O profissional pode trabalhar, ainda, em coreografia, definindo os passo se os movimentos que os bailarinos devem executar no palco. Instituições penais e de saúde costumam contratar esse bacharel para ajudar na recuperação e na reintegração de adolescentes, crianças e portadores de deficiência física e mental.
DESENHO INDUSTRIAL
Ligado à concepção técnica e artística de objetos e de peças visuais, o designer industrial ganha destaque nas empresas. É ele quem cria produtos que tornam o dia a dia dos consumidores mais prático e belo. O trabalho de um designer industrial inclui o desenvolvimento de soluções elaboradas, como equipamentos industriais, e também de projetos simples, como a idealização de uma caixa de cereal com dispositivo abre-fecha eficaz. Para atender às demandas dos consumidores – nem sempre explícitas –, o graduado precisa ser curioso e um eterno investigador, além de estar permanentemente atento às mudanças na sociedade. "O bom designer industrial desenvolve produtos que superam as necessidades do mercado", afirma Cristina Zatti, diretora de produto da Coza, especializada em utensílios plásticos para casa e decoração, de Caxias do Sul (RS). Segundo ela, o profissional deve desenvolver objetos práticos e que proporcionem economia, sem que se abra mão da beleza e do charme. "Dessa forma, os produtos se tornam visíveis no mercado, aumentando a lucratividade da indústria", completa. Como designer de objetos, esse profissional pode projetar móveis, eletrodomésticos, acessórios, máquinas ou equipamentos industriais. Para isso, estuda a função de peças tridimensionais, o uso, a facilidade de manipulação e a praticidade. Além disso, pesquisa novos materiais e tecnologias. Atua ainda como designer gráfico ou programador visual. Nesses casos, concebe marcas, logotipos, embalagens, sistemas de sinalização e faz projetos gráficos de livros, revistas, jornais, folhetos e até de sites para a internet. O dia a dia desse graduado costuma ser bem agitado. Não há rotina. Algumas vezes ele desenha novos produtos sozinho, outras, em equipe. Viajar para conheceras tendências em vários países também faz parte da vida do designer industrial.
DESIGN DE INTERIORES
É a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, à personalidade, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.
DESIGN DE PRODUTO
Esse tecnólogo trabalha na concepção, desenvolvimento e produção de objetos. Ele avalia as necessidades dos consumidores e, com base nelas, elabora diversos tipos de produto, como eletrodomésticos, calçados ou mesmo móveis. Participa da fabricação e da comercialização das peças novas e trabalha no aprimoramento das já existentes. O objetivo é oferecer produtos com preços mais baixos e com melhor qualidade e funcionalidade. Atua também na criação de embalagens atrativas, resistentes e que garantam a segurança do produto.
DESIGN GRÁFICO
É a criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. O designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors, adequando-o às necessidades do cliente. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. No campo digital, elabora websites e CDs-ROM. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade e birôs de computação gráfica e produtoras.
FOTOGRAFIA
É a criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. O designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors, adequando-o às necessidades do cliente. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. No campo digital, elabora websites e CDs-ROM. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade e birôs de computação gráfica e produtoras.
MODA
É a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Responsabiliza-se pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidar da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. Neste caso, define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a serem compradas.
MÚSICA
É a arte e a técnica de criar melodias combinando ritmos e sons vocais, instrumentais, acústicos ou eletrônicos. Esse bacharel pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Como compositor, cria peças e anota-as em partituras para ser executadas por instrumentistas e cantores. Como arranjador, faz versões de uma peça musical. Como maestro, dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Já como intérprete, pode se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto. Atua em concertos, espetáculos, gravações de trilhas sonoras e de CDs, cria jingles para filmes comerciais e publicitários e dá aulas. Pode trabalhar em estúdios de gravação, produzindo música com aparelhos eletrônicos, ou trabalhar com a sonorização de espetáculos musicais e teatrais. Seja qual for sua área de atuação, é necessário que ele tenha domínio de programas de computação que controlam o registro e a edição de arranjos musicais em equipamentos digitais de reprodução e gravação.

 

enviar para
um amigo

Seu nome é obrigatório.O nome deve conter no mínimo 2 letras.

Seu eMail é obrigatório.eMail inválido.

O nome do seu amigo é obrigatório.O nome deve conter no mínimo 2 letras.

O eMail do seu amigo é obrigatório.eMail inválido.

 

 
Colégio Dom Bosco de Telêmaco Borba
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181 - Alto das Oliveiras - CEP: 84266-010 - CxP: 2051 - Telêmaco Borba/PR
| 42 | 3271-8000