Pré-Vestibular / Glossário de Profissões
Comunicação e Informação!
AUDIVISUAL
É o conjunto de técnicas empregadas na criação e na produção e veiculação de filmes, vídeos e programas de rádio e TV. Esse bacharel tem como campo de atuação todos os meios de comunicação audiovisual e radiofônica: produtoras de cinema e vídeo, emissoras de rádio e TV ou empresas que desenvolvem sites para a internet. No rádio e na TV, elabora a programação jornalística, esportiva e de variedades, dirige e edita os programas, supervisionando a equipe de gravação e o trabalho dos produtores. Escolhe o cenário, prepara os entrevistados e os argumentos. Pode atuar ainda como apresentador. Na área de cinema e vídeo, escreve roteiros, escolhe os atores, diretores de arte e técnicos. Faz o cronograma das filmagens e viabiliza a locação e os equipamentos que serão usados. Determina a iluminação e edita as cenas. Trabalha também na produção executiva, na direção de atores e cenas, na assistência de direção, na montagem de imagens e na captação e finalização do som. Pode também produzir programas para transmissão na internet e em emissoras de TV por assinatura.
BIBLIOTECONOMIA
É a classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de documentação. O bibliotecário trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação,além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso. Trabalham em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. Sua atuação se volta cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, empregando sistemas de informática e internet.
CINEMA E VÍDEO
É a elaboração e a produção de audiovisuais artísticos, documentais ou jornalísticos. O cineasta produz filmes e vídeos de curta ou longa, sejam eles autorais, publicitários ou institucionais, sejam documentários ou de treinamento. Pode criar ou adaptar histórias para escrever o roteiro, envolver-se coma escolha do elenco e dos cenários ou, ainda, definir a iluminação, a fotografia, a sonorização e a edição das imagens filmadas. Precisa ter paciência e disposição para o ritmo irregular de trabalho e para lidar com orçamentos limitados e prazos curtos. É fundamental ter facilidade para relacionamentos, já que esse é um trabalho em equipe.
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
Esse tecnólogo é especialista no trabalho institucional de comunicação. Com conhecimentos dos aspectos ligados às teorias clássicas da Comunicação Social e de Marketing, ele é habilitado tanto na promoção da comunicação interna das empresas como na consolidação da identidade social dessas no mercado. É de sua responsabilidade gerenciar as informações em época de crise, elaborar e promover a comunicação com a imprensa e a mídia em geral, gerenciar o fluxo de informações entre os funcionários, elaborar produtos de comunicação para a promoção da empresa, com os jornais internos e externos, gerenciar e produzir conteúdo para web sites, planejar eventos, além de elaborar e implementar pesquisas de mercado e de impacto de produtos.
GESTÃO DA INFORMAÇÃO
São as técnicas e os conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenagem e distribuição de informações. O gestor da informação coleta, seleciona, processa, armazena,distribui e avalia o uso das informações. Isso se dá tanto em nível individual como em empresas (públicas ou privadas). Ele é capacitado para lidar com a produção de todo tipo de informação, na sua análise e disseminação para atingir o maior número de pessoas de forma satisfatória. Dentro de empresas, organiza os fluxos de informação, pesquisa e levanta dados estratégicos para negócios, subsidia inovações tecnológicas com novas informações e organiza as informações em telecentros e organizações não governamentais.
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. É de sua alçada avaliar os sistemas de informação, segurança e bancos de dados, implementar sistemas de automação no gerenciamento da informação nas instituições e determinar estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também são de responsabilidade desse tecnólogo o diagnóstico de disfunções de sistema, a implementação de rede de intranet, a solução dos problemas de rede e a escolha dos projetos de informática que devem ser adotados na empresa. Para isso, ele deve estar sempre em dia com as novas tecnologias de informação e com os novos softwares do mercado.
JOGOS DIGITAIS
Esse tecnólogo cria, desenvolve e implanta jogos eletrônicos para diversas mídias, como computadores, videogames, internet e celulares. Ele trabalha com games de entretenimento, educativos, advergames (jogos interativos, que transmitem mensagens publicitárias) ou empresariais. Domina todo o processo de elaboração de enredo, personagens e cenários que compõem um jogo em três dimensões (3D),desenvolvendo a lógica que está por trás dos efeitos e recursos empregados em cada jogo e também os recursos de áudio e vídeo para deixar o ambiente virtual similar à realidade, como em um filme. Desenvolve ainda comandos que garantem resposta rápida, imagens apropriadas e som adequado a cada movimento. Atua principalmente em empresas desenvolvedoras de jogos, agências de publicidade, de comunicação, de design, de websites e produtoras de audiovisuais. Domina linguagens de computação das mais diversas plataformas, como PC, celular, web ou console.
JORNALISMO
O que aconteceu, quem está por trás do fato,quando ocorreu, onde, como e por quê. A resposta para cada uma dessas perguntas está estampa danos jornais, revistas, sites e até mesmo nas matérias que aparecem na televisão e no rádio. Desvendar fatos é o trabalho do jornalista, que sai às ruas diariamente atrás de histórias que são do interesse da sociedade. "O jornalista é o profissional que tem acesso a fontes de informação e as repassa a seus leitores, ouvintes e telespectadores", define Mauro Tagliaferri, correspondente da Record em Lisboa, Portugal. O jornalista é o profissional da notícia: ele descobre o fato, checa sua veracidade, escreve e edita reportagens e entrevistas, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, curiosidade e criatividade são essenciais na profissão. Um exemplo de sucesso resultante da conjugação dessas três características é o trabalho da jornalista Lina Cavalcante, que viu seu blog ser transformado em um quadro para um programa de televisão. "Quando mudei para Fortaleza, trabalhava a uns cinco quarteirões de casa e passava por um importante centro comercial. Como sempre gostei de moda, resolvi montar um blog com as peças que descobria nesse caminho. O que era uma coisa pequena se transformou em um projeto que deu certo." Assim como Lina, todo jornalista precisa desenvolver o faro para identificar o que é notícia e ter iniciativa para cavar o seu lugar no mercado. Mauro Tagliaferri deixa a dica: "Além de jornais, revistas e assessorias de imprensa, eu apostaria nas novas tecnologias, como a TV e o rádio digitais e a produção de conteúdo para internet e celular."
MULTIMÍDIA
O profissional de multimídia é multidisciplinar, pois trabalha fundamentalmente em criação, implantação e administração de recursos de texto, imagem, som e animação na mídia eletrônica e digital, o que permite a interatividade. Para organizar sites e produzir CD-ROM, por exemplo, reúnem conhecimentos e competências em várias áreas, como redação jornalística e publicitária, design digital, programação de computador, tratamento de som e de imagem. Em vídeo, faz a edição de imagens e a inserção de vinhetas eletrônicas, trilhas sonoras e textos, além de criar e roteirizar peças em diversas mídias. Cuida da fotografia e dos trabalhos em computação gráfica para cinema, TVe mídia digital. Promove convergências de mídias, como web rádios e web TVs. Lida com a realidade virtual e cria ambientes interativos utilizando softwares, linguagens computacionais e ferramentas de navegação pela internet. Em parceria com jornalistas, pode trabalhar em provedores de conteúdo, agências de publicidade e editoras.
PRODUÇÃO MULTIMÍDIA
Esse tecnólogo trabalha para garantir a qualidade do som e da imagem transmitidos na mídia eletrônica e digital. Ele planeja, organiza e produz material de áudio e vídeo a ser veiculado por emissoras de rádio e de TV. Em vídeo, faz a edição de imagens e a inserção de vinhetas eletrônicas, trilhas sonoras e textos, além de criar e roteirizar peças em multimídia. Cuida da fotografia e dos trabalhos em computação gráfica para cinema, TV e mídia digital. Elabora produtos de comunicação visual que utilizam multimídia interativa e técnicas de artes gráficas por meio de internet ou DVDs. Promove convergências de mídias, como web rádios e web TVs. Está habilitado a criar ilustrações e animações 2D e 3D e a desenvolver games. Para isso, emprega conhecimentos de computação gráfica e de tratamento de som e imagem.
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
O consumo de produtos e serviços se deve, em grande parte, à estratégia de divulgação adotada pelas empresas e instituições para despertar o interesse das pessoas. Para isso, o profissional de publicidade e propaganda usa técnicas para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas e pessoas. Ele trabalha com texto, sons e imagens. Tem de pesquisar muito sobre público-alvo, mídia adequada e formas de abordagem, estratégias de venda e de contato com o cliente. "Por ser uma das variáveis que movimenta a economia, a publicidade tem um importante papel", afirma Paulo Gregoraci, presidente da agência W/Brasil, de São Paulo. "A rotina é dura. São muitas reuniões internas e com clientes e veículos de comunicação. Procuramos ter hora para chegar, mas nunca sabemos quando vamos sair do trabalho. O mercado é agitado e concorrido e o clima na agência reflete bastante isso. Quando o concorrente de um cliente lança uma campanha, por exemplo, precisamos bolar, com muita agilidade, uma estratégia de combate", explica Gregoraci. O reconhecimento na área vem quando, além de ser comentada, uma campanha cumpre seu objetivo: estabelecer a marca ou elevar as vendas. O trabalho se divide em um tripé: atendimento (quem faz o meio de campo entre a agência e os interesses e as metas do cliente); criação (que bola as peças publicitárias); e mídia (que define o público-alvo, o meio de comunicação, o veículo, o dia e horário da divulgação - em caso de TV ou rádio - ou quais títulos de revista ou jornal em que as peças serão publicadas).
RÁDIO E TV
São as atividades ligadas à criação, produção, edição e direção de programas de rádio e TV. Esse profissional se envolve na elaboração e na veiculação de programas jornalísticos, esportivos ou de variedades, exceto nas atividades reservadas a jornalistas e atores, como reportagem e dublagem. Ele monta a programação da emissora, redige roteiros, produz e edita programas. Chefia equipes de gravação e de produção e orienta a construção de cenários e a contratação de mão de obra. Pode atuar como comentarista, apresentador ou locutor. Trabalha em emissoras de rádioe TV comerciais, educativas ou comunitárias, em produtoras de vídeo, agências de publicidade e empresas que criam programas para transmissão pela mídia eletrônica.
RELAÇÕES PÚBLICAS
É a promoção da boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e externo. O bacharel executa a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou órgão público. Para isso, transmite informações e orientações sobre seus valores, objetivos, ações, produtos e serviços para os funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, o governo e a comunidade. Formula e administra ações para o bom relacionamento da organização com esses diferentes públicos. Elabora e divulga boletins internos e externos, cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais.
TELECOMUNICAÇÕES
Esse tecnólogo desenvolve e implanta sistemas de transmissão de sinais digitais e analógicos por meio de satélites, cabos metálicos, fibras ópticas e microondas. Aprimora o padrão de qualidade dos sinais e controla os equipamentos de difusão de emissoras AM e FM, TVs por assinatura e de serviços de comunicação via rádio. Também atua nas redes de telefonia fixa e móvel, gerencia a operação, estuda a viabilidade de sistemas e acompanha o cabeamento e a conexão de telefones, o teleprocessamento e a comunicação de dados a distância. Planeja, ainda, a utilização de redes LAN, WAN, internet e intranet. Pode analisar projetos de telecomunicações, dar suporte técnico e operar sistemas que envolvam fibras ópticas, antenas e satélites.
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO
É a transposição do significado de textos e de falas de um idioma para outro. O tradutor faz a versão escrita de livros, documentos e textos em geral de uma língua para outra. O intérprete traduz oralmente palestras, discursos, reuniões e videoconferências. Para isso, ambos os especialistas precisam dominar o vocabulário, a gramática, as gírias e as expressões coloquiais do português e de outras línguas. Também devem conhecer os costumes, as tradições e a cultura de povos estrangeiros. Podem especializar-se em diversas áreas e temas, como informática, economia, direito e medicina, entre outras, lidando com a linguagem e os termos próprios dos vários campos de atuação.

 

enviar para
um amigo

Seu nome é obrigatório.O nome deve conter no mínimo 2 letras.

Seu eMail é obrigatório.eMail inválido.

O nome do seu amigo é obrigatório.O nome deve conter no mínimo 2 letras.

O eMail do seu amigo é obrigatório.eMail inválido.

 

 
Colégio Dom Bosco de Telêmaco Borba
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181 - Alto das Oliveiras - CEP: 84266-010 - CxP: 2051 - Telêmaco Borba/PR
| 42 | 3271-8000