Pré-Vestibular / Glossário de Profissões
Ciências Exatas e Informática!
ASTRONOMIA
É a ciência que estuda o universo, confrontando teorias físicas com observações feitas por modernos telescópios. O astrônomo investiga a origem e a evolução do cosmo. Com telescópios e câmeras, observa os objetos cósmicos (estrelas, planetas, galáxias e outros corpos) e capta sua imagem para estudar seus movimentos, sua disposição pelo espaço e sua composição química. O domínio das mais modernas ferramentas de computação, utilizadas no processamento de imagens e dos dados conseguidos pelos telescópios, é fundamental para o desenvolvimento dessa área do conhecimento.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
O dia a dia do cientista da computação envolve trabalho duro, a busca por soluções para problemas de diversas áreas das empresas e a procura por novos conhecimentos. Esse profissional elabora softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações, como os utilizados nas pesquisas espaciais e na medicina genética. "É um ramo abrangente. Pode se trabalhar com desenvolvimento de software e sistemas, administração de bancos de dados e gerência de redes", completa Andre Muraro, gerente de infraestrutura da empresa Locaweb."Normalmente esse profissional é o responsável pela área de Tecnologia da Informação (TI), podendo ser tanto o analista do suporte, o programador do sistema ou o diretor de tecnologia." A rotina do profissional engloba desde tarefas operacionais,como atender, monitorar e programar, como também grandes trabalhos de pesquisas e projetos.Para dar certo nessa profissão, além de gostar muito de tecnologia, é preciso estar em dia comas atualizações de linguagem, de produtos e de equipamentos. "Entender que network é extremamente importante, aperfeiçoar-se no inglês e ser um verdadeiro geek, que é pessoa obcecada e apaixonada por tecnologia e eletrônica, também são fatores que ajudam a se destacar", ressalta.
ESTATÍSTICA
É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevista se medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar bancos de dados para os mais diversos usos, como controle de qualidade da produção de uma indústria, recenseamento populacional, pesquisa eleitoral ou lançamento de produtos no mercado de consumo. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas. Em laboratório, cria tabelas para sistematizar os resultados de experimentos e pesquisas.
FÍSICA
É o estudo da relação entre a matéria e a energia, de suas propriedades e das leis que regem sua interação. O bacharel em Física estuda corpo se fenômenos físicos em todas as escalas – de partículas subatômicas à imensidão do cosmo. Além da pesquisa pura, aplica as leis do mundo físico para a solução de questões prática se cotidianas. Pode especializar-se em diversas áreas, como acústica, plasma, astrofísica, física nuclear e desenvolvimento de materiais, entre outras. Na indústria faz experiências e análises para criar e aperfeiçoar materiais tecnológicos, produtos e processos. No mercado financeiro trabalha com modelos matemáticos para analisar o comportamento das bolsas de valores. Atua ainda na área de física médica, desenvolvendo e aplicando tecnologias e equipamentos nucleares e radioativos para imagem, diagnóstico e tratamento de doenças. O maior campo de trabalho, contudo, é mesmo o ensino.
GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Esse tecnólogo é um especialista em processos de fabricação. Com formação equivalente à do engenheiro de produção, ele tem como principal responsabilidade aumentar e garantira produtividade, reduzir os custos de produção e certificar a qualidade final de tudo o que é fabricado. Ele conhece a fundo as particularidades de cada etapa do trabalho, o funcionamento das linhas de produção automatizadas e os softwares de funções administrativas, como aqueles destinados ao controle e à elaboração de balanços e inventários de bens e mercadorias. No dia a dia, também administra as atividades no chão de fábrica, servindo de intermediário entre os operários e o engenheiro de produção. Prevê e acompanha os custos, determinando a aquisição de máquinas e a aplicação de novas rotinas e tecnologias. Cuida da logística de movimentação do produto na indústria, supervisiona a seleção e o tratamento das matérias-primas, controla a qualidade de processos e ocupa-seda expedição final.
MATEMÁTICA
E a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O matemático utiliza a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve aplicações dos cálculos matemáticos usados na pesquisa pura e nas mais diversas áreas da ciência aplicada. Elabora fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas que lidam com computação, biologia, marketing ou engenharia. Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas econômica, financeira, física e de pesquisa, entre outras. Está habilitado, ainda, a atuar no magistério, como professor no ensino fundamental, médio e superior.
QUÍMICA
É a ciência que estuda a matéria, sua composição e suas propriedades, transformações e combinações. O químico analisa substâncias e compostos, identifica suas propriedades e características físico-químicas, como elasticidade, resistência ou toxicidade. Investiga como os compostos reagem às variações depressão e temperatura, entre outros fatores. Em indústrias químicas, por exemplo, pesquisa e cria novos materiais, controla e supervisiona a produção e aplica testes de qualidade. Entre suas atribuições também estão a elaboração de projetos de instalações industriais e a manutenção de equipamentos.
REDES DE COMPUTADORES
O tecnólogo que atua nessa área auxilia no projeto e na construção de computadores pessoais, de empresas e de produção automatizada. Faz também sua manutenção preventiva e corretiva. Conecta circuitos eletrônicos, placas de som e áudio e o computador com seus periféricos, como teclado, mouse, impressoras, telas de monitores e scanners. É parte de suas funções, ainda, participar do desenvolvimento de projetos e da instalação de redes de computadores, decidindo pelo tipo e pelo número de unidades, por sua configuração e pelos programas de gerenciamento. Também gerencia, controla e projeta a segurança das redes de computadores nas empresas. Além de saber tudo sobre hardware, esse tecnólogo deve acumular conhecimento sem circuitos elétricos, voltagem, amperagem e, particularmente, em softwares. Só assim ele consegue combinar a estrutura física com as funções e a rotina da máquina, de modo que tudo funcione perfeitamente. Após o curso, o estudante será capaz de controlar os níveis de acesso aos serviços dos sistemas operacionais, realizar análises de riscos, administrar sistemas de informações, projetar e gerenciar a segurança das redes de computadores,efetuar auditorias, planos de contingência e recuperação.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O mercado da tecnologia vive em constante mudança. Enquanto uma novidade é lançada, já existem profissionais criando outros produtos para sanar necessidades inéditas das empresas. Portanto, manter-se sintonizado comas inovações é um dos requisitos de quem segue essa carreira, cuja importância vem crescendo no mundo corporativo. O bacharel em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento de informações de empresas. É também o responsável pela armazenagem e recuperação desse material quando preciso. Além disso, cria e instala programas de computador de olho nas necessidades do cliente e administra o fluxo de informações gerado e distribuído, sem contar que gerencia a comercialização de equipamentos de tecnologia. "O profissional entende a importância da solução de softwares (programas) e hardwares (equipamentos) para o cliente. Esse processo é essencial para que a pessoa fique satisfeita coma solução oferecida e a empresa evite problemas no pós-venda", afirma José Antunes, gerente de Sistemas da McAfee do Brasil. Mas se engana quem pensa que o profissional dessa área passa o dia inteiro em frente da tela do computador."Todos os dias temos reuniões com clientes de diferentes segmentos do mercado. Por isso, é preciso entender quais são as necessidades tecnológicas para bancos, hospitais, metalúrgicas,entre outras empresas", diz José Antunes. Essas reuniões nem sempre ocorrem na cidade onde a companhia está instalada. Assim, o profissional precisa ter disponibilidade para viagens. O gerente da McAfee já contabilizou 52 em um ano de trabalho, muitas realizadas para fora do Brasil. Daí a necessidade de dominar o inglês. Além das reuniões, todos os livros, produtos e sites ligados à área estão nesse idioma. Outras características indispensáveis ao bom profissional são: saber trabalhar em equipe, ter habilidade para falar em público e acompanhar as mudanças no mercado tecnológico e, ainda, ter disposição para atuar fora do expediente comercial, algo que ocorre quando há algum tipo de pane na empresa.
SISTEMAS PARA INTERNET
Esse profissional faz projetos e administração de redes de computadores, instalação e configuração de equipamentos e softwares de redes, montagem de microcomputadores, configuração de servidores web e construção de bancos dedados para internet. Lida com ferramentas digitais empregadas na criação e na administração de websites. Ele monta sites para a internet ou intranet e faz sua manutenção. Soluciona problemas de tecnologia web, além da implantação de sistemas de comércio eletrônico, atuando na definição de estratégias de negócios virtuais. Também administra redes em geral. Pode, ainda, trabalhar como consultor autônomo.

 

enviar para
um amigo

Seu nome é obrigatório.O nome deve conter no mínimo 2 letras.

Seu eMail é obrigatório.eMail inválido.

O nome do seu amigo é obrigatório.O nome deve conter no mínimo 2 letras.

O eMail do seu amigo é obrigatório.eMail inválido.

 

 
Colégio Dom Bosco de Telêmaco Borba
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181 - Alto das Oliveiras - CEP: 84266-010 - CxP: 2051 - Telêmaco Borba/PR
| 42 | 3271-8000