Pré-Vestibular / Glossário de Profissões
Meio Ambiente e Ciências Agrárias!
AGRONOMIA
O trabalho desse profissional nunca foi tão importante no agronegócio brasileiro em razão da preocupação crescente com o desenvolvimento sustentável. Saber como produzir sem agredir o ambiente é uma das principais funções e responsabilidades do agrônomo. "Ao longo dos anos, a produção agrícola foi sinônimo de degradação ambiental por diversos motivos, com o uso irracional de agroquímicos e o desmatamento", conta o engenheiro agrônomo Luiz Henrique Bambini, mestrando da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, na área de genética e melhoramento vegetal. “Atualmente, no entanto, com a tecnologia desenvolvida por órgãos de ensino, pesquisa e extensão rural, tornou-se possível maximizar a produção minimizando os impactos ambientais", explica ele. O agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio – do plantio ou da criação do rebanho à comercialização da produção.Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita,o armazenamento e a distribuição da safra. Também gerencia a industrialização e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal. Além de acompanhar o dia a dia no campo, desempenha funções em escritórios, informando-se sobre novas tecnologias e pesquisas científicas da área,calculando estoques e monitorando a cotação dos produtos nas bolsas de valores mundo afora. Outro possível campo de atuação é como representante comercial, quando divulga produtos ou demonstra o uso de suas tecnologias. "Num futuro próximo,serão necessários agrônomos especialistas em todas as fases de trabalho, que saibam analisar o que deve ocorrer antes, durante e depois da ação realizada", diz Geraldo Majella Bezerra Lopes,gerente do departamento de pesquisa do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
ALIMENTOS
Esse profissional trabalha na indústria agropecuária, em frigoríficos, laticínios e laboratórios de controle de qualidade, gerenciando a produção de leite, carne, vegetais e derivados. Ele acompanha todo o processo industrial desses alimentos, desde a recepção até a distribuição para o consumo. Seleciona as matérias-primas e define o processo de beneficiamento, conservação, embalagem e armazenamento de produtos. Inspeciona a qualidade e controla os teores de gordura, de proteína e de açúcares, entre outros. Em laboratórios industriais, faz análises físico-químicas e microbiológicas para detectar, por exemplo, a presença de bactérias e fungos, de modo a garantir a qualidade e a segurança do produto que chegará ao consumidor. Também desenvolve produtos e tecnologias de saúde sanitária e cuida do controle de qualidade e conservação da produção. Pode atuar ainda nas áreas de marketing e de atendimento ao consumidor.
BIOTECNOLOGIA
É a aplicação de conhecimentos químicos e biológicos e de novas tecnologias nas áreas da saúde, de alimentos, química e ambiental. O graduado na área de biotecnologia é um profissional multidisciplinar. Ele entende tanto de biologia quanto de química, física, estatística e informática. Na área da microbiologia, estuda fungos, bactérias, vírus e protozoários e as moléstias que eles causam em plantas e no organismo do homem e de animais. Pesquisa métodos de utilização desses microrganismos na produção de alimentos e bebidas, como laticínios, cerveja e vinho. O especialista em imunologia emprega esses microrganismos na produção de vacinas e kits de diagnóstico. Em indústrias alimentícias e farmacêuticas, cuida do controle do crescimento microbiano e da segurança e higiene no ambiente de trabalho, além de controlar a qualidade do produto final. Nos laboratórios de pesquisa farmacêutica, desenvolve pesquisas para novos medicamentos. Também atua em órgãos de controle ambiental, na avaliação e prevenção da contaminação da água e do solo. Com formação específica, atua como engenheiro de bioprocessos, projetando, construindo e operando equipamentos que reproduzem, em escala industrial, processos que envolvem células vivas, empregados na fabricação de medicamentos, cosméticos, alimentos ou química em geral.
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
A biologia é a ciência que estuda todas as formas de vida, passando pela flora, pela fauna e até pelo desenvolvimento humano. O biólogo pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos. Ele analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que depois de formado o profissional siga caminhos diversos, conforme seu interesse. Da pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental ou ao magistério, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão, especialmente,da crescente preocupação, em nível mundial,com o meio ambiente.A atuação desse profissional é ainda fundamental na descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos,e na indústria, em áreas de fabricação de bebida se de alimentos. O biólogo pode especializar-se em áreas tão diversas de meio ambiente como são a de genética e a de biotecnologia. "Independentemente da área, o biólogo precisa ter uma boa capacidade de observação e redação; afinal, a profissão é baseada na observação de fatos, descrição e discussão da importância de cada resultado, como um tipo de jornalista da natureza", explica a bióloga técnica especializada em fauna Diana Levacov. "O profissional também precisará de habilidades específicas de acordo com o ramo que vier a escolher", acrescenta a bióloga. Ela cita ainda habilidades específicas como mergulho, escalada, conhecimento em matéria de fotografia, o domínio de diferentes idiomas e a desenvoltura para trabalhar tanto em campo como em laboratório. Com relação às oportunidades de trabalho, estão em alta as áreas de consultoria para Estudo se Relatórios de Impacto Ambiental (EIA se Rimas) e para a sustentabilidade ambiental de empresas. "Setores de turismo ecológico e direito ambiental também estão crescendo bastante, mas a biologia é uma caixinha de surpresas, e fica difícil prever quais áreas vão despontar", esclarece Diana Levacov.
GEOGRAFIA
É a ciência que estuda a superfície, o clima e a vegetação do planeta e sua ocupação pelo homem. O geógrafo estuda o solo, o relevo, o clima, a distribuição das águas e a vegetação da Terra. Também analisa a organização das populações e sociedades, sua relação com o ambiente e a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais. Elabora planos diretores de municípios e diagnósticos para a redução do impacto ambiental em regiões poluídas ou ameaçadas pela construção de grandes obras. Com dados recolhidos por satélites e radares, confecciona e interpreta mapas, diagnosticando fenômenos, como a desertificação, a erosão de solos, o desmatamento e o avanço dos oceanos sobre a faixa litorânea.
GESTÃO AMBIENTAL
É o estudo do funcionamento do meio ambiente e das diferentes formas de organismos vivos e sua relação com o ser humano. O profissional de Gestão Ambiental planeja, desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente, como programas de reciclagem e de educação ambiental. Ele analisa a poluição industrial do solo, da água e do ar e a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elabora estratégias para minimizar o impacto causa do pelas atividades humanas. Trabalha no setor público ou privado e nas áreas urbanas, rurais ou industriais. É habilitado para atuar no planejamento ambiental, na exploração de recursos naturais de maneira sustentável e na recuperação e manejo de áreas degradadas.
MATERIAIS
Com conhecimentos sólidos em matemática, química e física, esse tecnólogo desenvolve e processa materiais cerâmicos, poliméricos e metálicos. Seleciona-os de acordo com sua utilização final e realiza ensaios químicos, físicos e térmicos, a fim de assegurar sua resistência e qualidade. Em parceria com engenheiros de materiais, faz o controle de qualidade, lidando com tecnologia de ponta, em laboratórios. Na linha de produção, busca a solução de problemas que ocorram durante o processo industrial e nos equipamentos empregados. Pode, ainda, gerenciar a área organizacional, cuidando da administração de pessoal e de qualidade.
OCEONOGRAFIA
É a ciência que investiga as características de mares, rios, lagos e oceanos. O oceanógrafo pesquisa os seres animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. Coleta e interpreta informações sobre as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ambientes aquáticos. Analisa a composição da água de rios, lagunas e estuários e atua em projetos de saneamento de áreas costeiras, monitorando e gerenciando obras e instalações para garantir a preservação ambiental. Desenvolve técnicas de exploração dos recursos naturais e minerais dos mares e avalia os efeitos das atividades humanas sobre o ecossistema, buscando preservar a flora e a fauna oceânica. Também supervisiona o cultivo de organismos aquáticos em cativeiro. Pode atuar tanto no setores público quanto no privado e em ONGs que trabalham diretamente com a questão da preservação ambiental.
PAISAGISMO
Esse tecnólogo planeja e executa projetos de áreas verdes, em propriedades privadas, como residências e condomínios, e em áreas urbanas, como parques, praças e jardins. Com conhecimento de folhagens, flores e das propriedades do solo, determina o que será plantado, cuidando da preservação da natureza. Costuma trabalhar em conjunto com arquitetos, em prefeituras, escritórios de arquitetura, empresas de paisagismo ou ainda em projetos particulares.
PAPEL E CELULOSE
Esse tecnólogo tem capacidade para gerenciar todas as etapas de produção em indústrias de papel e celulose e em fábricas de reciclagem. Ele analisa as características da madeira e controla os procedimentos para o tratamento químico para a transformação da matéria-prima e o acabamento do produto final. Além de conhecimentos de engenharia florestal e química, o profissional tem noções de automação industrial para operar os equipamentos. São de sua responsabilidade também o controle de resíduos poluentes e o gerenciamento de custos e qualidade do processo.
TECNOLOGIA DA MADEIRA
Esse tecnólogo acompanha e gerencia os processos de transformação física e química da madeira, com o objetivo de utilizara matéria-prima de forma racional, atendera o desenvolvimento sustentável da região e aumentar a produtividade e a qualidade do produto final. Ele seleciona material bruto e determina os métodos de secagem, serraria e aplicação de resinas. Supervisiona a fabricação de vigas para a construção civil e de vários outros materiais usados nas indústrias de móveis, como compensados, prensados, lâminas e blocos. Pode trabalhar em madeireiras, serrarias e carpintarias, além de atuar em indústrias moveleiras.
TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS
É a utilização de métodos e tecnologias na industrialização do leite e de seus derivados. Esse tecnólogo participa de todo o processo produtivo de manteiga, queijos, iogurtes, sorvetes e leite em pó, entre outros derivados do leite, desde a ordenha até o controle da qualidade final dos produtos. O profissional tem condições de coordenar e acompanhar todas as etapas da cadeia produtiva, empregando métodos, equipamentos e tecnologias mais apropriados para cada processo. O tecnólogo auxilia na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias exigidas pelos órgãos de saúde pública. Pode trabalhar em grandes indústrias alimentícias ou assessorar pequenos e médios produtores.
ZOOTECNIA
É a busca de maior produtividade e rentabilidade na criação de animais, com o uso de técnicas de melhoramento genético, reprodução e nutrição. O zootecnista estuda e adota técnicas de produção animal para obter um produto de boa qualidade, como carne, leite, ovos e seus derivados, das diferentes espécies de animais de criação, como bovinos, ovinos, suínos e aves. Esse profissional trabalha no planejamento e na execução de projetos de toda a cadeia produtiva, coordenando a criação e procurando o aprimoramento genético dos rebanhos. Pesquisa nutrientes, acompanha a fabricação e controla a qualidade de rações, vitaminas e produtos de saúde e de higiene para os animais. Além disso, pode atuar nas indústrias alimentícias, na área de tecnologia de produtos de origem animal,como laticínios, frios e embutidos.

 

enviar para
um amigo

Seu nome é obrigatório.O nome deve conter no mínimo 2 letras.

Seu eMail é obrigatório.eMail inválido.

O nome do seu amigo é obrigatório.O nome deve conter no mínimo 2 letras.

O eMail do seu amigo é obrigatório.eMail inválido.

 

 
Colégio Dom Bosco de Telêmaco Borba
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181 - Alto das Oliveiras - CEP: 84266-010 - CxP: 2051 - Telêmaco Borba/PR
| 42 | 3271-8000