Pré-Vestibular / Glossário de Profissões
Administração e Negócios!
ADMINISTRAÇÃO
O profissional formado em Administração – o administrador – pode trabalhar em praticamente todos os departamentos de uma organização, seja ela pública, seja ela privada. Com campo de atuação tão amplo, ele é um tipo de profissional-curinga. O administrador pode ser o responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia da companhia e dos recursos financeiros, materiais e humanos. Conduz as relações entre a empresa e os funcionários cuidam dos processos de admissão, treinamento e demissão. Organiza planos de carreira e programas de benefícios. "As habilidades fundamentais ao bom administrador são liderança, planejamento, capacidade de gerenciar recursos tecnológicos, materiais, físicos, financeiros, lidar com papéis e processos", diz a consultora organizacional Sônia Jordão. Outra possibilidade de atuação desse profissional é no controle dos estoques de matéria-prima e insumos, cuidando do processo de compras. No setor financeiro, o administrador opera nas áreas de custos, orçamentos e fluxos de caixa. Pode se envolver também com a publicidade e o marketing. "Quanto mais você sobe na hierarquia empresarial, menos se envolve em trabalhos operacionais", conta o administrador Raúl Candeloro, editor das revistas Venda Mais, Motivação e Liderança e responsável pelo portal www.vendamais.com.br." Os administradores mais graduados cuidam muito mais de planejamento e da coordenação do que da execução. Isso implica longas horas de reunião quase todos os dias, para análise de dado sem diversas áreas da empresa e debate sobre soluções e da montagem de planos de ação para a melhoria dos negócios", completa.
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Esse tecnólogo desenvolve, analisa, projeta e implementa sistemas de informação para diversos setores de atividade. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados. Ele programa computadores e desenvolve softwares que permitem o melhor aproveitamento das máquinas, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e maior velocidade no processamento das informações. Outra tarefa importante executada por esse profissional é a atualização constante dos sistemas, uma vez que mesmo os produtos existentes necessitam de programação e análise. Pode dedicar-se à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para a internet e intranet, elaborando estruturas de programas compatíveis com as necessidades de uma empresa. Para isso, ele deve conhecer a estrutura física dos equipamentos e periféricos, softwares, bancos dedados, bem como os negócios da companhia em que vai trabalhar. Tem de manter-se atualizado também com as linguagens de programação e os ambientes operacionais que servem de suporte aos aplicativos. Pode atuar ainda como consultor na área de sistemas de informação.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Profissional obrigatório em empresas de todos os portes, das micro às multinacionais,o cientista contábil vem ganhando importância crescente nos últimos tempos. A globalização faz com que seu trabalho se torne mais evidente nas empresas e afaste de vez a antiga imagem do profissional centrado apenas em contas internas. Segundo Reginaldo Coutinho, analista contábil da Mongeral S/A Seguros &Previdência, do Rio de Janeiro, as principais funções do cientista contábil – ou contador– nos dias atuais são o acompanhamento da evolução patrimonial e o registro de sua influência nos aspectos econômico e financeiro das companhias. "É ele quem fornece dados aos dirigentes das empresas para a tomada de decisões importantes, como as metas decrescimento, aplicação dos recursos excedente sou até mesmo uma pausa estratégica no crescimento da companhia", analisa Coutinho.

 

Outra função importante é a realização de relatório se balanços anuais seguindo critérios internacionais. Na União Européia, as normas do Conselho Internacional de Padrões de Contabilidade (Iasb) já estão sendo seguidas. Por aqui, o Banco Central determinou que até 2010 todos os bancos apresentem suas demonstrações financeiras seguindo os novos critérios. Daí a importância de conhecer a legislação internacional e de ficar de olho no movimento do mercado externo. "Procuramos adequar os procedimentos operacionais da empresa às leis vigentes. Isso exige estudo constante das normas contábeis e da legislação tributária brasileiras e também das internacionais", afirma Coutinho. Cabe ao profissional ainda organizar o pagamento de tributos pelos clientes ou empresas e a auditoria e as perícias contábeis. O dia a dia da profissão costuma ser bem agitado. Nas grandes empresas, o acompanhamento da situação deve ser diário, o que obriga o cientista contábil a ficar atento aos números e a participar de reuniões com profissionais de outras áreas. Saber atuar em equipe e conhecera fundo o funcionamento da companhia também são características indispensáveis. Para atuar na área, é preciso obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade. Para isso, o bacharel tem de se submeter a uma prova em que comprove o domínio sobre os conhecimentos da profissão.

COMÉRCIO EXTERIOR
Esse tecnólogo utiliza conhecimentos específicos de administração no gerenciamento e acompanhamento burocrático de atividades de compra e venda com empresas estrangeiras e governos de outras nações. Ele analisa tendências de mercado, identifica necessidades de clientes ou fornecedores no exterior, elabora estratégias de negócios e marketing e organiza procedimentos de importação e exportação de produtos e serviços. Define também os meios de transporte mais favoráveis para a transação. No setor financeiro, estuda contratos de financiamento e define cotações de moeda. Atua também como despachante aduaneiro e em empresas de logística internacional.
LOGÍSTICA E TRANSPORTE
O tecnólogo dessa área estuda e dimensiona sistemas de transporte e de armazenamento de produtos de forma econômica e segura, visando a aprimorar o desempenho organizacional das empresas. Otimiza os processos para a obtenção dos fluxos mais adequados pelo conhecimento da cadeia de suprimento e da relação entre as empresas. Ele pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos de logística, como transporte, armazenagem, compras e distribuição. Em transporte, analisa o crescimento dos aglomerados urbanos e pesquisa medidas para solucionar problemas de trânsito e do transporte de pessoas e cargas. Aperfeiçoa e adapta sistemas de transporte coletivo à legislação vigente. Utiliza ferramentas de logística para garantir a viabilização técnica e econômica de embarque, desembarque e armazenagem de produtos. Pode, ainda, participar de projetos de engenharia de tráfego e atuar nos setores de educação e segurança no trânsito.
MARKETING
É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produto se serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também a prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo,por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising (veja a definição no item O que você pode fazer).
SECRETARIADO
Esse tecnólogo trabalha na assessoria dos executivos de uma empresa, como diretores e gerentes nas atividades envolvidas no planejamento, na organização e na rotina de trabalho da empresa. Cuida do cerimonial e da agenda de seus superiores e administra as informações que chegam por fax e internet. Conhece as técnicas e os métodos de administração de recursos humanos, psicologia aplicada, planejamento e administração financeira, além de dominar softwares específicos de agendamento de operações, edição de textos e planilhas de contabilidade. Como redige documentos técnicos, é imprescindível o domínio da língua portuguesa e de um idioma estrangeiro (de preferência inglês), pelo menos em empresas que têm negócios com o exterior.

 

enviar para
um amigo

Seu nome é obrigatório.O nome deve conter no mínimo 2 letras.

Seu eMail é obrigatório.eMail inválido.

O nome do seu amigo é obrigatório.O nome deve conter no mínimo 2 letras.

O eMail do seu amigo é obrigatório.eMail inválido.

 

 
Colégio Dom Bosco de Telêmaco Borba
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181 - Alto das Oliveiras - CEP: 84266-010 - CxP: 2051 - Telêmaco Borba/PR
| 42 | 3271-8000