Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e tem por finalidade a formação integral das crianças. Pensando na missão de contribuir na formação de nossos alunos, o Colégio Dom Bosco visa estruturar e organizar os conteúdos de forma significativa e contextualizada, buscando possibilitar a vivência de experiências múltiplas por meio de atividades lúdicas e significativas que estimulam a criatividade, a experimentação, a imaginação e a interação de nossos alunos, através de jogos e brincadeiras.SAIBA

A proposta curricular para a Educação Infantil implica uma ação pedagógica que se desenvolve por meio da harmonia entre os interesses infantis e a intervenção do trabalho do professor, que objetiva incentivar nas crianças o gosto pelas descobertas e valorização de suas experiências individuais e coletivas.

As propostas de atividades estão organizadas em quatro grandes áreas: Linguagem, Matemática, Descobertas Sociocientíficas e Condutas Psicomotoras.

Assim, esperamos consolidar nossa missão de construir valores, proporcionar um ensino de qualidade para a promoção humana, apontando caminhos para o desenvolvimento social comprometido com a formação de cidadãos críticos, reflexivos e participativos da vida em sociedade.

Nível I

Nesta fase, as atividades propostas são organizadas em quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade e Movimento.

As atividades psicomotoras são de fundamental importância no desenvolvimento infantil, pois, a partir delas, a criança passa a descobrir o mundo externo, ou seja, passa a perceber a existência de seres e objetos ao seu redor. Estas práticas visam um trabalho de reeducação no que diz respeito ao movimento do corpo relacionado à mente. Por isso, consideramos de fundamental importância esta prática na Educação Infantil, pois é nesta fase que se destacam as principais habilidades motoras que contribuem para todo o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Neste período, demonstram curiosidade, conhecida como fase do “Por quê?”; começam a ter noções de cuidados com o corpo e o meio ambiente; participam em conversas informais e direcionadas; desenvolvem progressivamente consciência de si; são capazes de compreender conceitos básicos como dentro e fora, em cima e embaixo, dia e noite, grande e pequeno.

Nesse sentido, o Colégio Dom Bosco proporciona aos nossos alunos atividades desafiadoras que, sem perder o caráter lúdico, convidam a criança a realizar experiências práticas com as quais fará suas primeiras descobertas sobre a vida.