Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e tem por finalidade a formação integral das crianças. Pensando na missão de contribuir na formação de nossos alunos, o Colégio Dom Bosco visa estruturar e organizar os conteúdos de forma significativa e contextualizada, buscando possibilitar a vivência de experiências múltiplaspor meio de atividades lúdicas e significativas que estimulam a criatividade, a experimentação, a imaginação e a interação de nossos alunos, através de jogos e brincadeiras.SAIBA

A proposta curricular para a Educação Infantil implica uma ação pedagógica que se desenvolve por meio da harmonia entre os interesses infantis e a intervenção do trabalho do professor, que objetiva incentivar nas crianças o gosto pelas descobertas e valorização de suas experiências individuais e coletivas.

As propostas de atividades estão organizadas em quatro grandes áreas: Linguagem, Matemática, Descobertas Sociocientíficas e Condutas Psicomotoras.

Assim, esperamos consolidar nossa missão de construir valores, proporcionar um ensino de qualidade para a promoção humana, apontando caminhos para o desenvolvimento social comprometido com a formação de cidadãos críticos, reflexivos e participativos da vida em sociedade.

Maternal

As crianças de um a dois anos se manifestam e expressam de diferentes formas. Através das experiências, novas descobertas, exploração dos sentidos, dos desejos de tocar, mexer, montar e desmontar, elas buscam a significação e ressignificação do mundo à sua volta.

Nesta fase, demonstram mais facilidade em manipular objetos com movimentos finos, andam, sobem, descem, rolam, pulam, entre outros, mas tudo com mais segurança. Também desenvolvem a capacidade de reconhecer o mundo externo a elas, tendo autonomia para explorá-lo e construir sua percepção dele. Outro ponto é que desenvolvem significativamente a linguagem oral.

As brincadeiras de faz-de-conta começam a fazer parte de seu mundo e as principais aquisições são: noção do “eu”, concepções de espaço, nas quais tempo e causalidade começam a ser construídas.

Assim, em um ambiente acolhedor, seguro e prazeroso, o Colégio Dom Bosco visa promover atividades lúdicas, envolventes e criativas que norteiam o aprendizado dos alunos do Maternal. As atividades propostas visam desafiar as crianças a pensarem sobre o que observam em seu meio natural e social, desenvolvendo o espírito de curiosidade e investigação.