Programa Bilíngue

Em 2014, o Colégio Dom Bosco de Telêmaco Borba destacou-se no mercado com a implantação do Programa Bilíngue na Educação Infantil, inserindo os alunos do Maternal ao Nível III nesta nova realidade. Na sequência, em 2015, implantou a modalidade para os alunos do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Em 2015, os alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, também foram incluídos neste Programa, concluindo assim a implantação do mesmo.

Esta modalidade vai além do ensino tradicional de uma segunda língua e visa proporcionar um ensino significativo aos alunos, que, por meio deste, serão inseridos desde seus primeiros anos nesta realidade bilíngue, através do processo de imersão parcial, cuja proposta é que o aluno fique imerso num ambiente sonoro da língua-alvo durante uma hora todos os dias, não ficando limitado somente à fonética e escrita do idioma, mas também aprenda a carga cultural nele contida.

A aquisição de uma segunda língua visa possibilitar uma maior inserção social e uma melhora na qualidade dos relacionamentos interpessoais, uma vez que vivemos num mundo globalizado. A proposta implica que o aluno, além de se tornar bilíngue, aprenda novos valores culturais, respeitando a diversidade existente em outros lugares que não no seu meio habitual.

“Um ambiente de diversão, onde o aprendizado acontece de forma natural e prazerosa. Os alunos são instruídos em inglês e quanto mais novos são imersos neste mundo, mais naturalmente acontece o aprendizado de uma segunda língua.”

“A fun environment where learning happens naturally and pleasurably. Students are instructed in English and the younger they are immersed into this world the more naturally the second language learning happens.”

“Aprender inglês se torna mais fácil e completo quando os alunos são expostos 100% à língua e à sua cultura, portanto, continuamos nosso foco de aulas somente em inglês, proporcionando aos alunos mais oportunidades de aprendizado. E é nesse ambiente prazeroso, onde a aquisição da língua acontece naturalmente que damos sequência ao trabalho iniciado com a educação infantil.”

“Learning English becomes easier and more complete when students are 100% exposed to the language and culture, therefore, we continue focusing on classes taught only in English, providing more learning opportunities for the students. It is in this pleasurable environment, where the acquisition of a second language happens naturally , that we give continuance to the work started with Childhood Education.”